Uma onda de solidariedade tem aliviado os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. Doações vindas de todo o Brasil têm levado alento e união à população gaúcha, demonstrando a empatia do povo brasileiro.
Centro de Distribuição da Marinha
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha (CDAM), localizado no Rio de Janeiro, é o responsável por receber e organizar os donativos. Esse centro é fundamental para controlar os estoques e o tráfego de cargas que partem da capital fluminense rumo a Rio Grande, no sul do país.
Coleta e Envio de Donativos
Todos os dias, o CDAM recebe suprimentos doados pela sociedade, empresas e militares, incluindo alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene, água e itens essenciais. Desde o início de maio, mais de 340 toneladas de donativos foram coletadas, com destaque para água mineral, roupas e alimentos.
Logística e Transporte
Ao chegarem ao CDAM, os donativos passam por três etapas:
- Embalagem e colocação em pallets;
- Armazenamento em contêineres;
- Transporte em caminhões até o meio de condução, seja por via marítima ou terrestre.
O Diretor do CDAM, Capitão de Fragata Luiz Antonio Girianelli Félix, destaca o esforço logístico e técnico necessário para aproveitar as oportunidades de cada meio de transporte. Recentemente, mais de 200 toneladas foram transportadas por navio mercante, e 15 toneladas pelo Porta-Aviões Nuclear “George Washington” da Marinha norte-americana.
Chegada e Distribuição no RS
Os donativos, ao chegarem ao Rio Grande do Sul, são encaminhados pela estrutura da Marinha aos depósitos da Defesa Civil, que coordena o envio conforme as necessidades dos municípios.
Operação “Taquari 2”
Desde 30 de abril, a Marinha atua nas cidades gaúchas afetadas pelas chuvas. A operação mobilizou mais de 2.000 militares, 11 helicópteros, 9 navios, 73 embarcações e 215 viaturas, além de transportar mais de 400 toneladas de donativos e 130 mil litros de água engarrafada.
Grupamento de Fuzileiros Navais
Um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais apoia a Defesa Civil no resgate de pessoas, transporte de materiais, desobstrução de vias, recuperação de estruturas e fornecimento de água potável, utilizando duas estações móveis de tratamento de água com capacidade de 20 mil litros por hora.
Hospital de Campanha
Um Hospital de Campanha com 40 leitos foi montado em Guaíba, e o Navio Aeródromo-Multipropósito “Atlântico” emprega sua equipe de saúde para atender a população nos municípios ao sul da Lagoa dos Patos.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395