No dia 21 de janeiro, o Comando do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) encerrou a Operação Mercator, que realizou o mapeamento topográfico na área do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), em Pernambuco. A atividade irá subsidiar estudos para a Nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército. Uma solenidade militar marcou o encerramento.

A cerimônia contou com a presença dos comandantes e da diretora das organizações militares da guarnição de João Pessoa e Bayeux. Na ocasião, os militares que atuaram na Operação Mercator ficaram em local de destaque e tiveram a sua dedicação e profissionalismo reconhecidos pelo Cmdo 1º Gpt E.

Operação
Foram empregados 29 militares do Comando (Cmdo 1º Gpt E) e da Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia (Cia C/1º Gpt E), sediados em João Pessoa, e do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), com sede em Teresina (PI).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 1º Grupamento de Engenharia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).