Solenidade inaugura monumento em homenagem a ex-combatentes da FEB

No dia 8 de setembro, o 3º Centro de Geoinformação realizou solenidade militar alusiva ao Dia da Independência do Brasil. Na ocasião, foi inaugurado um monumento em homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) e, também, descerrada uma placa nominando a alameda de formatura.

A atividade contou com a presença do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, Alberides de Lima Passos, cabo sapador do 1º Regimento de Infantaria e atual Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Regional Pernambuco. O convidado inaugurou o monumento acompanhado do Chefe do 3º Centro de Geoinformação, Tenente-Coronel Rogério, e do Cabo Gustavo, responsável pela construção do monumento.

Constituído de um fuzil e de um capacete encravados em uma pedra, o monumento homenageia os bravos “Pracinhas”, como são chamados aqueles que lutaram pelo Brasil na 2ª Guerra Mundial, em solo europeu. Em ato contínuo, o Chefe do 3º Centro de Geoinformação, acompanhado dos servidores civis Balbino, Joaquim, Henrique e Everaldo, descerraram uma placa com o nome da alameda de formatura, que passou a se chamar Alameda General Djalma Poly Coelho, homenageando o Chefe do Destacamento Especial do Nordeste, no período de 1941 a 1944, embrião do 3º Centro de Geoinformação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em suas palavras, o Tenente-Coronel Rogério agradeceu a presença de Alberides e dos filhos que o acompanhavam, Maria das Graças e Alberides Júnior, e enfatizou a importância da independência do Brasil. Encerrando a solenidade, a tropa, juntamente com o chefe, desfilou em continência a Alberides. Todas as medidas sanitárias vigentes foram respeitadas.

Fonte: 3º Centro de Geoinformação

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui