No dia 7 de março, na Biblioteca do Exército (BIBLIEx), Casa do Barão de Loreto, foi realizada a sessão solene de posse da Cadeira Franklin Dória ao 1º Ocupante, Coronel Eduardo Biserra Rocha, Diretor da BIBLIEx.

O evento foi promovido pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB/RIO) e contou com a presença do General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e 2º Presidente de Honra da AHIMTB/RIO, pelo Coronel Cláudio Moreira Bento, Presidente do Conselho Consultivo da AHIMTB/Rio, pelo Diretor da Biblioteca do Exército, Coronel Eduardo Biserra Rocha, pelo Presidente da AHIMTB/RIO, Professor Israel Blajberg, dentre outros oficiais da ativa e da reserva e comandantes de organizações militares.

Durante a solenidade, o General Ramires explanou sobre a importância da ligação cultural entre a Academia e a DPHCEx, por intermédio da BIBLIEx, tecendo considerações sobre o trabalho realizado pelo seu Fundador – Coronel Bento, como pensador militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Seguindo a tradição da AHIMTB/RIO, foi lida a biografia do Marechal João Baptista de Mattos, que dá seu nome honrado à Academia, seguindo-se a saudação de recepção ao novo confrade, em nome do Colégio Acadêmico, pelo General Ramires. Em sua oração alusiva, o Coronel Eduardo fez a saudação ao Patrono da Cadeira recém inaugurada, enaltecendo sua contribuição no campo político e literário para o Brasil.

Como símbolo material da posse na Academia, foi entregue o diploma e feita a aposição da insígnia ao Coronel Eduardo, pelo General Ramires. Em seguida, ocorreu a aposição da Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre – MMHMT, ao Professor Sebastião Amoedo, Presidente do Conselho de Minerva da UFRJ, em reconhecimento aos bons serviços prestados à memória nacional.

Em primoroso relato histórico, o Coronel Bento fez um retrospecto da atuação da BIBLIEx desde os primórdios e de seus mais destacados Diretores, enfatizando fatos relevantes da trajetória da Biblioteca, desde a década de 30.

Ao término da solenidade, ocorreu no Salão Nobre Pedro Calmon, uma exposição de algumas obras raras da BIBLIEx e obras produzidas pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil.

Fonte: BIBLIEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).