No dia 7 de março, na Biblioteca do Exército (BIBLIEx), Casa do Barão de Loreto, foi realizada a sessão solene de posse da Cadeira Franklin Dória ao 1º Ocupante, Coronel Eduardo Biserra Rocha, Diretor da BIBLIEx.
O evento foi promovido pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB/RIO) e contou com a presença do General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e 2º Presidente de Honra da AHIMTB/RIO, pelo Coronel Cláudio Moreira Bento, Presidente do Conselho Consultivo da AHIMTB/Rio, pelo Diretor da Biblioteca do Exército, Coronel Eduardo Biserra Rocha, pelo Presidente da AHIMTB/RIO, Professor Israel Blajberg, dentre outros oficiais da ativa e da reserva e comandantes de organizações militares.
Durante a solenidade, o General Ramires explanou sobre a importância da ligação cultural entre a Academia e a DPHCEx, por intermédio da BIBLIEx, tecendo considerações sobre o trabalho realizado pelo seu Fundador – Coronel Bento, como pensador militar.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Seguindo a tradição da AHIMTB/RIO, foi lida a biografia do Marechal João Baptista de Mattos, que dá seu nome honrado à Academia, seguindo-se a saudação de recepção ao novo confrade, em nome do Colégio Acadêmico, pelo General Ramires. Em sua oração alusiva, o Coronel Eduardo fez a saudação ao Patrono da Cadeira recém inaugurada, enaltecendo sua contribuição no campo político e literário para o Brasil.
Como símbolo material da posse na Academia, foi entregue o diploma e feita a aposição da insígnia ao Coronel Eduardo, pelo General Ramires. Em seguida, ocorreu a aposição da Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre – MMHMT, ao Professor Sebastião Amoedo, Presidente do Conselho de Minerva da UFRJ, em reconhecimento aos bons serviços prestados à memória nacional.
Em primoroso relato histórico, o Coronel Bento fez um retrospecto da atuação da BIBLIEx desde os primórdios e de seus mais destacados Diretores, enfatizando fatos relevantes da trajetória da Biblioteca, desde a década de 30.
Ao término da solenidade, ocorreu no Salão Nobre Pedro Calmon, uma exposição de algumas obras raras da BIBLIEx e obras produzidas pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil.