blank

Google News

No dia 29 de abril, o 15º Batalhão Logístico (15° B Log) realizou a cerimônia de entrega da boina preta aos soldados incorporados no corrente ano. A formatura contou com a presença dos familiares, responsáveis por entregar a boina preta aos militares.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A entrega da boina representa a conclusão da primeira fase da instrução militar, quando o soldado está finalmente apto para integrar frações de combate, após superar árduas semanas de instruções teóricas e práticas e exercícios no campo. Os militares que se destacaram na atividade de campo receberam diplomas.

A boina preta é uma característica das unidades blindadas e mecanizadas, e sua origem remonta à 1ª Guerra Mundial. Naquele conflito, surgiu o carro de combate, máquina de guerra desenvolvida pelos ingleses para romper o imobilismo das frentes de combate e retomar a ofensiva, sendo empregado com sucesso nas batalhas ao longo do rio Somme. Assim, a boina preta é o símbolo da harmonia entre o homem e a máquina de batalha. Essa cobertura militar representa uma tradição de mais de um século e identifica o soldado que, sempre ao lado da tecnologia, supera os desafios com coragem e determinação.

Fonte: 15º Batalhão Logístico