O Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul é uma iniciativa lançada em 2015 pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a Delegação da União Europeia no Brasil, a Embaixada do Reino da Bélgica, a Embaixada da República Francesa e Fundação Konrad Adenauer (Alemanha). Ao longo dos anos, o Simpósio converteu-se em um genuíno fórum para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre atores governamentais, não-governamentais, públicos e privados, especialistas em Segurança e Defesa. O aprofundamento da interlocução entre as duas regiões não é apenas oportuno como também necessário, levando em consideração que as agendas regionais europeia e sul-americana são, pelo menos em parte, convergentes e complementares. O Simpósio figura como relevante oportunidade para, a partir da interlocução com a sociedade, gerar subsídios para as atividades-fim do Ministério da Defesa, em especial do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, contribuindo para a coordenação do esforço integrado de Defesa.

58271817-7cd6-4dcd-aee7-36a135bb992a.jpg
5º Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul (2019)

O propósito do Simpósio é constituir um espaço permanente de diálogo entre Europa e América do Sul em matéria de Defesa e Segurança, com ênfase em possibilidades e perspectivas de cooperação entre as duas regiões. Trata-se de relevante e rica oportunidade para reunir e aproximar altos representantes governamentais, diplomatas, militares, jornalistas, pesquisadores, professores e universitários, europeus e sul-americanos, em torno de temas fundamentais para a salvaguarda da ordem internacional, bem como para o estreitamento dos laços pacíficos e benéficos entre América do Sul e Europa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

programacao_.png Inscricoes_.png Edicoes-Anteriores_.png Contatos_.png

 Parceiros_logos.png

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).