As palestras abordaram as aplicações da IA e as iniciativas da Marinha

O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN) e o Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), realizou no dia 9 de abril, o Simpósio virtual “Inteligência Artificial”, que teve como objetivo fomentar reflexões de forma interdisciplinar sobre a questão da “Inteligência Artificial” e seu emprego no Poder Marítimo. E, particularmente, no Poder Naval. O evento destinou-se a alunos de pós-graduação, à comunidade acadêmica e a militares interessados no tema.

Ao realizar a abertura, o Almirante de Esquadra (Ref-FN) Alvaro Augusto Monteiro Dias, Presidente do CEPE-MB, destacou a relevância da Inteligência Artificial (IA) para a Marinha hoje e no futuro. Na sequência, a Profa. Dra. Marley Vellasco, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, apresentou um panorama sobre o assunto, ressaltando que a Inteligência Computacional é o coração da IA. As aplicações da Inteligência Artificial em Defesa e as iniciativas da Marinha sobre o tema foram abordadas pelo Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza. E a Capitão de Fragata (T) Kelli de Faria Cordeiro, do Núcleo de Gestão de Demandas do Centro de Análises de Sistemas Navais, discorreu sobre a gestão de dados como soluções para a IA.

Também foram realizados debates sobre IA, no formato “Grupo de Discussão”, com a participação dos Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas da EGN. Os debates foram produtivos por trazerem distintas percepções de emprego da IA na Marinha aos futuros líderes da Instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).