Simpósio debate a “Inteligência Artificial” sob uma abordagem marítima e naval

blank
As palestras abordaram as aplicações da IA e as iniciativas da Marinha

O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), em parceria com a Escola de Guerra Naval (EGN) e o Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), realizou no dia 9 de abril, o Simpósio virtual “Inteligência Artificial”, que teve como objetivo fomentar reflexões de forma interdisciplinar sobre a questão da “Inteligência Artificial” e seu emprego no Poder Marítimo. E, particularmente, no Poder Naval. O evento destinou-se a alunos de pós-graduação, à comunidade acadêmica e a militares interessados no tema.

Ao realizar a abertura, o Almirante de Esquadra (Ref-FN) Alvaro Augusto Monteiro Dias, Presidente do CEPE-MB, destacou a relevância da Inteligência Artificial (IA) para a Marinha hoje e no futuro. Na sequência, a Profa. Dra. Marley Vellasco, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, apresentou um panorama sobre o assunto, ressaltando que a Inteligência Computacional é o coração da IA. As aplicações da Inteligência Artificial em Defesa e as iniciativas da Marinha sobre o tema foram abordadas pelo Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza. E a Capitão de Fragata (T) Kelli de Faria Cordeiro, do Núcleo de Gestão de Demandas do Centro de Análises de Sistemas Navais, discorreu sobre a gestão de dados como soluções para a IA.

Também foram realizados debates sobre IA, no formato “Grupo de Discussão”, com a participação dos Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas da EGN. Os debates foram produtivos por trazerem distintas percepções de emprego da IA na Marinha aos futuros líderes da Instituição.

Fonte: Marinha do Brasil

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui