Na quinta-feira, 22 de junho, uma reunião do Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA) da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) contou com a participação do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), representado por seu Vice-Presidente de Relações Institucionais, o Brigadeiro Veterano Nilson Soilet Carminati. O encontro buscou abordar as demandas da área, inovação, tecnologia e segurança nas escolas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

COMDEFESA: Promovendo Negócios e Desenvolvimento

Durante a reunião, o COMDEFESA ressaltou seu papel em aproximar a indústria de Santa Catarina das forças militares. Como destaque, foi apresentado um vídeo sobre o Expo Defense 2024, um evento de inovação e tecnologia a ser realizado no próximo ano em Florianópolis.

A Segurança nas Escolas e a Prevenção

O comandante-geral da Polícia Militar discutiu o plano estratégico da corporação para os próximos dez anos, focando na segurança nas escolas e na importância da prevenção e treinamento. Possibilidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação pela Universidade da Polícia Rodoviária Federal também foram debatidas.

COMDEFESA na Promoção de Oportunidades de Negócios

O secretário-adjunto da Segurança Pública destacou a importância do COMDEFESA na promoção de oportunidades de negócios e no desenvolvimento do setor de defesa em Santa Catarina. Ele reforçou que a participação da segurança pública no comitê tem como objetivo apresentar as necessidades ao setor empresarial e favorecer a aplicação de recursos na economia local.

A reunião fortaleceu a parceria entre o setor produtivo catarinense e as forças policiais da Secretaria de Segurança Pública, evidenciando a necessidade de inovação, tecnologia e investimento para garantir a segurança nas escolas e promover o crescimento da indústria de defesa no estado.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).