Seminário Celebra 200 Anos da Independência do Brasil na Bahia: Uma Ode à Identidade Nacional

No dia 26 de junho, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia tornou-se o cenário para uma celebração fundamental à memória histórica e cultural do Brasil. Foi dada a abertura oficial ao Seminário em Homenagem aos 200 Anos da Independência do Brasil na Bahia – O Dois de Julho, uma iniciativa da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx). Este evento tem como objetivo não apenas celebrar o bicentenário da independência do Brasil na Bahia, mas também destacar a importância da região na construção da identidade nacional.

A Solenidade e Participações Especiais

A abertura do seminário contou com a participação especial dos alunos do Colégio Militar de Salvador (CMS), que abrilhantaram o evento executando o Hino Nacional e o Hino do Estado da Bahia – O Dois de Julho. A Desembargadora Gardenia Pereira Duarte, Vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, proporcionou um momento marcante ao entoar o hino ao lado dos estudantes.

Contribuições Acadêmicas e Militares

A abertura do seminário também teve como tema “Francisco da Silva Barros, as Forças Armadas e a Independência na Bahia”. A palestra foi ministrada pelo Professor Doutor Hendrik Kraay, da Universidade de Calgary, e contou com a presença de importantes personalidades militares e acadêmicas, entre elas o General de Exército Artur Costa Moura, antigo Comandante Militar do Nordeste, o General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, Comandante da 6ª Região Militar, e o Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, Comandante do 2° Distrito Naval.

Reflexões e Debates Históricos

Com duração de quatro dias, o seminário reúne especialistas, historiadores e estudiosos para debater e refletir sobre o significado desse importante marco histórico. As atividades incluem palestras, debates e exposições que abordam diversos aspectos relacionados à luta pela independência na região baiana. O Seminário em Homenagem aos 200 Anos da Independência do Brasil na Bahia – O Dois de Julho se configura como uma valiosa oportunidade para a promoção do conhecimento e da valorização dos feitos históricos que moldaram a nação brasileira.

About Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

BASE DE OPERAÇÕES PARA A MISSÃO KARIPUNA É CONCLUÍDA PELO 17º BATALHÃO LOGÍSTICO DE SELVA

O 17º Batalhão Logístico de Selva, unidade militar de elite, finalizou com sucesso a construção …