Sant’Ana do Livramento (RS) – No período de 15 a 26 de agosto, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) promoveu diversas atividades a fim de reverenciar a figura do ilustre Patrono do Exército Brasileiro, o Marechal Luis Alves de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”, como também comemorar o transcurso do Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto.

Na manhã do dia 22 de agosto, foram realizadas palestras institucionais do Centro de Comunicação Social do Exército, alusivas à data, para a Escola de Ensino Fundamental Moysés Vianna e Escola Estadual de Ensino Médio Cyrino Luiz de Azevedo. Na tarde daquele mesmo dia, a subunidade abriu seus Portões para os alunos da Escola de Educação Infantil Mamãe Canguru, oportunidade em que as crianças conheceram as instalações da organização militar, o Espaço Cultural “Coronel Luiz Carlos Fialho” e assistiram os vídeos institucionais da Campanha do corrente ano.

No dia 23 de agosto, os militares da 2ª Bateria participaram das celebrações religiosas, divididos entre os segmentos católico, evangélico e espírita, momento em que agradeceram pelos objetivos ora alcançados e reforçaram a sua fé na missão do Exército. À noite, foi realizada uma atividade de confraternização com os familiares dos soldados do efetivo variável e a equipe de instrução, que teve por objetivos celebrar o Dia do Soldado e apresentar as principais atividades desenvolvidas no 1º semestre do ano de 2022.

No final da tarde do dia 24 de agosto, foi realizada a tradicional formatura militar. Na oportunidade, os soldados incorporados no corrente ano prestaram o juramento perante ao Pavilhão Nacional, considerado o ato mais solene e significativo para o jovem militar, marcando de forma permanente seu compromisso com a Nação; foram entregues medalhas militares, e também a agraciação dos soldados que se destacaram na atual turma do efetivo variável. Participaram da solenidade a Cônsul-Geral do Brasil em Rivera, Embaixadora Ana Lélia Benincá Beltrame, o Chefe da Polícia da cidade de Rivera – Uruguai, Comisario General Wilfredo Rodriguez, o Coronel Veterano Rinalvo Balbino de Oliveira, eterno Comandante da Bateria, e demais autoridades do Brasil e do Uruguai.

Por fim, na manhã de sexta-feira, dia 26 de agosto, aconteceram as competições desportivas, com a finalidade de promover um momento de congraçamento entre os militares e incentivar a prática de desportos.

blank

Crédito das Fotos: Cb DOUGLAS, Sd NOGUEIRA e Sd VELAZCO.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui