Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional e Secretário de Operações Integradas conhecem os sistemas de monitoramento do CISMAR

O Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (SADSN/GSIPR), Brigadeiro do Ar Claudio Wilson Saturnino Alves, e o Secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SEOPI/MJSP), Delegado de Polícia Federal Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo e, seus respectivos assessores, realizaram, em 3 de setembro, uma visita técnica ao Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR).

A comitiva foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, que reforçou a importância do compartilhamento de informações entre os órgãos governamentais de forma a tornar mais efetivo, principalmente, o combate aos crimes transnacionais. O Comandante do CISMAR, Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa, apresentou aos visitantes as atividades desenvolvidas pelo Centro e também a sala do Centro de Controle do Tráfego Marítimo , com seus sistemas de monitoramento, em especial o Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM).

A visita teve como foco a apresentação das atividades desenvolvidas pelo CISMAR em prol da Segurança Marítima e sua atuação integrada junto às agências governamentais nacionais e internacionais no combate às “novas ameaças” ao tráfego marítimo, além de ser um incremento na cooperação e sinergia entre as instituições.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).