Visita às instalações do CTecCFN

O Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) recebeu, em 22 de novembro, a visita do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (SEMPI/MCTI), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a visita, foi realizada uma apresentação pelo Comandante do CTecCFN sobre as atividades desenvolvidas pela organização militar, principalmente aquelas voltadas para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Em seguida, o Secretário conheceu as instalações e um mostruário com produtos desenvolvidos pelo CTecCFN.

A SEMPI, integrante do MCTI com as outras três Secretarias (Articulação e Promoção da Ciência; Estruturas Financeiras e de Projetos; e Pesquisa e Formação Científica), realiza atividades relacionadas ao desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação.

Estiveram presentes na visita o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, o Comandante do Material de Fuzileiros Navais, o representante do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, Capitão de Mar e Guerra Fernando de Oliveira Marin, e o Comandante do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da MB.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).