Presidente da Frente Parlamentar durante abertura do encontro
A Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) realizou, ontem (29), encontro com a Frente Parlamentar Mista de apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), a fim de debater medidas para o fortalecimento do programa.
A Frente Parlamentar, criada em 2007 para garantir apoio às pesquisas realizadas por cientistas brasileiros na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), é presidida, atualmente, pelo Deputado José Rocha. Ele salientou que a contribuição do parlamento brasileiro para o levantamento de recursos financeiros viabiliza as pesquisas e a manutenção da presença brasileira na Antártica.
O Secretário da CIRM, Contra-Almirante Antonio Cesar da Rocha Martins, explicou que as pesquisas são um dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. “Uma série de informações e dados importantes do Brasil são coletados na Antártica. Entre eles, a questão do clima. As frentes frias que chegam hoje ao continente são originárias da Antártica. Por exemplo, entender a dinâmica de deslocamento dessas frentes frias permite que possamos nos preparar melhor para eventos extremos, planejar semeadura e colheitas, antever desastres ambientais. Além disso, as pesquisas garantem a permanência do Brasil como membro consultivo do Tratado da Antártica, com direito a voz e voto nas decisões sobre o destino do continente gelado”, destacou o Almirante.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).