Palmeira (PR) – No dia 6 de outubro, a Seção de Cães de Guerra da 2ª Companhia de Suprimento do 5º Batalhão de Suprimento (2ª Cia Sup/5º B Sup), localizada na cidade de Palmeira, recebeu a visita de orientação técnica (VOT) da Seção de Remonta e Veterinária do Comando da 5ª Região Militar (5ª RM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A VOT teve por objetivo verificar as condições higiênico-sanitárias dos animais, realizar a inspeção dos cães, nos quesitos de escore corporal, dentição, comportamento/temperamento e verificar a capacidade operativa, do animal mais novo (4 anos) ao mais velho (8 anos). Também foram confrontados os dados do efetivo existente com os aditamentos da Diretoria de Abastecimento e do Sistema Pegasus.

O emprego dos recursos orçamentários alocados ao Batalhão também foi objeto de verificação, bem como os estoques de medicamentos, vacinas, ração e material de adestramento, nos quesitos quantidade, validade e sistema de controle.

O canil militar exerce relevante importância para a 2ª Cia Sup, subunidade cuja missão é armazenar os suprimentos Classe V (armamento e munição) fornecidos às 52 organizações militares subordinadas à 5ª RM, nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Neste contexto, a utilização de cães de guerra torna-se imprescindível para a segurança das instalações, em especial na guarda da área dos paióis de munição.

O 5º B Sup possui um canil classificado como tipo III, atualmente com o efetivo de 12 animais das raças Pastor Alemão e Pastor Belga de Malinois, adestrados por militares capacitados e treinados nas funções obediência, faro e proteção.

Fonte: 5º B Sup

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).