blank

Google News

Nos dias 22 e 23 de março, ocorreu o Exame de Aptidão Física Preliminar dos candidatos ao Curso de Navegador Fluvial 2022, às margens Rio Negro, nas proximidades do Porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A atividade foi coordenada pelo Centro de Instrução de Transporte (CIT) e contou com quatro voluntários do CECMA e dois do 12º Batalhão de Suprimentos (12º B Sup). A aprovação neste teste é pré-requisito para a inscrição no curso.

Para serem aprovados, os candidatos devem nadar 400 m com o uniforme camuflado, saltar da plataforma de 4m de altura, flutuar no tempo de 15 min para segmento masculino e 11 min para o segmento feminino, realizar o teste de apneia estática por 45 segundos e apneia dinâmica de 15 metros. Por fim, devem correr para atingir um índice equivalente ou superior ao “muito bom” do Teste de Aptidão Física.

O Curso de Navegação Fluvial tem o objetivo de habilitar sargentos combatentes e logísticos a exercerem o cargo de comandante de embarcações na navegação de interior, cabotagem e apoio marítimo, todos dentro dos limites da visibilidade da costa brasileira.

Em complemento ao Curso de Navegação Fluvial se faz necessário o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) ou o Curso Especial para Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público (ECSP), ambos ministrados pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, Organização Militar subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, a fim de capacitar, por meio de aulas teóricas e práticas, a tripularem e conduzirem embarcações de acordo com as normas de segurança da navegação fluvial.

Fonte: Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia