Cerimônia alusiva aos 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Na manhã de quinta-feira (15), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, marcou presença na celebração do Dia da Marinha, no Comando do 8º Distrito Naval, em São Paulo. O evento, que presta homenagem aos 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo, contou com a presença de marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis, que foram homenageados por seus serviços incansáveis na Marinha. O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, presidiu a solenidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Progresso e Soberania Nacional

A cerimônia proporcionou uma oportunidade para relembrar os feitos de um passado marcado pela atuação de compatriotas na consolidação do Brasil como uma nação livre e soberana. O evento destacou o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que planeja entregar novos submarinos da Classe Riachuelo até 2025, e enfatizou a importância da construção do primeiro submarino brasileiro armado com propulsão nuclear. Este marco coloca o Brasil em posição de destaque, oferecendo ganhos diretos à população nas áreas de segurança energética, saúde e agricultura.

Homenagens e Reconhecimento

Imagem do WhatsApp de 2023 06 15 as 20.15.48
SOAMAR-SANTOS é condecorada com a Ordem do Mérito Naval -Grau
Cavaleiro

Durante a cerimônia, foram içados os sinais de Barroso em homenagem aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, seguido pelos toques da vitória e de comandante em chefe. Um total de 18 personalidades e três instituições foram agraciadas com a Comenda da Ordem do Mérito Naval, a mais alta condecoração da Marinha. Entre os condecorados estava a Sociedade Amigos da Marinha-Santos, que foi honrada com a Ordem do Mérito Naval em seu 51º aniversário.

O Papel da Marinha na História do Brasil

O Governador Tarcísio de Freitas, ao parabenizar a Marinha pelo seu dia, destacou a importância de manter vivo o legado deixado pelos nossos antecessores. Ele enfatizou a inspiração que os heróis do passado proporcionam para os desafios de hoje e a necessidade de preparação constante para garantir a soberania do Brasil. A cerimônia serviu como um lembrete da Batalha Naval do Riachuelo, o evento decisivo e vitorioso que ocorreu em 11 de junho de 1865 e deixou um legado de união, solidariedade e superação aos brasileiros.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).