Salvador, conhecida por sua rica diversidade marinha e extensos manguezais, dá as boas-vindas ao veleiro holandês “Oosterschelde”, que atracará na cidade até o dia 27 de outubro. Esta visita é parte da Expedição “DARWIN200”, que celebra os 200 anos da viagem do renomado naturalista britânico Charles Darwin. A expedição, que percorrerá mais de 40.000 milhas náuticas em dois anos, tem Salvador como sua quarta parada em um total de 32 destinos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Missão de “Oosterschelde” e a Mensagem de Conservação

O Capitão Gerbben Nab, líder da embarcação, destaca a essência da jornada: “A DARWIN200 nos recorda da nossa responsabilidade coletiva na proteção dos mares. É um chamado para que as futuras gerações possam desfrutar e se maravilhar com os oceanos, assim como nós”. Mais do que uma homenagem à viagem de Darwin, a expedição ressalta a contínua paixão pela ciência e a exploração das maravilhas naturais, demonstrando o legado duradouro das descobertas de Darwin e o estímulo que elas oferecem às novas gerações de cientistas e entusiastas da natureza.

Atividades e Parcerias em Prol da Sustentabilidade

O veleiro, atualmente ancorado no Porto de Salvador, é apenas uma das muitas atrações. No Terminal Marítimo Contermas, ocorrem diversas atividades voltadas à conservação da biodiversidade e à educação ambiental. Exposições, bibliotecas itinerantes e apresentações de projetos são algumas das iniciativas que buscam promover o desenvolvimento sustentável. O evento, organizado pelo Governo da Bahia, conta com a colaboração de instituições renomadas, como a Marinha do Brasil, Projeto Tamar e Fiocruz. No fim de semana, o Navio-Patrulha Oceânico “Apa” estará aberto para visitação, proporcionando uma experiência única aos participantes.

Unindo Esforços pelo Futuro dos Oceanos

Durante o evento, Tiago Porto, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, enfatizou a necessidade de colaboração para enfrentar os desafios que os oceanos enfrentam, como degradação dos ecossistemas marinhos, poluição e mudanças climáticas. Marinez Sherer, do Ministério do Meio Ambiente, reforçou a relevância da iniciativa, destacando o compromisso coletivo em proteger os recursos marinhos para as futuras gerações.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).