Com o objetivo de apoiar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) disponibiliza a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa, instrumento capaz de mapear, reunir de maneira sistemática informações e permitir o compartilhamento de infraestrutura de pesquisa nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiras ao Ministério da Saúde (MS), de forma otimizada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desenvolvida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a PNIPE fornece dados relacionadas à infraestrutura laboratorial no País apta a contribuir na logística necessária para a vacinação em massa da população brasileira, para que o MS possa considerá-los no apoio estratégico na distribuição das vacinas para cada região do País. Para isso, os Ministérios em parceria estão mapeando os laboratórios e equipamentos cadastrados na plataforma para verificar a capacidade de armazenamento de vacinas a – 70°C nos ultracongeladores que estão nas ICTs em todo o território nacional.

A solução visa ainda incentivar o uso compartilhado de recursos e a colaboração entre grupos de pesquisa de diferentes áreas, instituições e regiões, fortalecendo a colaboração entre eles;fomentar o potencial de inovação das infraestruturas de pesquisa, dando visibilidade junto às empresas das oportunidades oferecidas para melhorar seus produtos e desenvolver novas tecnologias em cooperação; e melhorar o uso de recursos públicos na manutenção preventiva e corretiva das infraestruturas existentes, bem como na construção de novas instalações e aquisição de novos equipamentos.

Na ferramenta, em um painel restrito aos tomadores de decisão do MCTI, estarão disponibilizadas informações como a disponibilidade dos maquinários, a localização georreferenciada dos laboratórios e informações técnicas sobre as infraestruturas, compiladas e organizadas por tags como #vacinacovid19, #ultracongelador-70covid19, #ultracongeladordisponivel e #ultracongeladorparcialmentedisponivel, para facilitar a busca por essas informações de forma simples e rápida.

Para instituições que desejarem colaborar com a iniciativa, disponibilizando ultracongeladores, é possível incluir os equipamentos que pretendem ofertar para a campanha na plataforma, basta acessar o site e realizar o cadastro. Caso sua instituição seja elegível para participar da PNIPE e não esteja registrada no sistema, a inclusão poderá ser solicitada por meio da opção Fale Conosco, constante no menu “Suporte”.

Para mais informações, acesse pnipe.mctic.gov.br ou entre em contato via e-mail [email protected].

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).