Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul tem enfrentado fortes chuvas que levaram a Defesa Civil do estado a emitir um alerta sobre a possibilidade de inundações em diversos rios. O alerta, que se estende até as 17h desta quinta-feira (28), abrange rios como o Gravataí, dos Sinos, Caí, Santa Maria e Ibirapuitã. Além disso, o Lago Guaíba, um dos principais pontos de Porto Alegre, transbordou, alcançando a marca de 3,17 metros, um nível 37 centímetros acima da cota de inundação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Situação em Porto Alegre

A capital gaúcha, Porto Alegre, vivenciou o maior nível do Guaíba em 82 anos, com as águas chegando a impressionantes 4,75m no Centro Histórico. Diante dessa situação, a prefeitura tomou medidas emergenciais, como o fechamento das comportas do Guaíba e a suspensão das operações portuárias. A orla do Guaíba foi parcialmente interditada, e a população foi orientada a evitar a área. Para auxiliar os afetados, a prefeitura montou abrigos provisórios em diversos pontos da cidade.

Previsão do Tempo e Impactos nas Estradas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) trouxe uma previsão mais otimista para esta quinta-feira (28), com menos chuvas e a reaparição do sol. No entanto, as temperaturas devem cair devido a uma massa de ar frio, e as chuvas podem retornar no sábado (30). As consequências das chuvas também afetaram as estradas, com bloqueios em diversos trechos. Infelizmente, as chuvas intensas resultaram em 50 mortes, com oito pessoas ainda desaparecidas e milhares afetadas.

Resposta do Governo e Solidariedade

Diante da gravidade da situação, uma comitiva do governo federal visitou algumas das vítimas, seguindo determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reforçou o compromisso do governo em auxiliar os afetados e buscar soluções para os desafios apresentados pelas chuvas e inundações.

Com informações da Agência Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).