Na última semana de abril, ocorreu a Reunião de Coordenação Final do Exercício Combinado Arandu em Buenos Aires, Argentina. A Operação Arandu é de grande relevância para o Exército Brasileiro, sendo o único exercício no terreno com a participação de tropas no exterior. O objetivo é consolidar os laços de união, cooperação e amizade entre os exércitos do Brasil e da Argentina, além de promover o compartilhamento de experiências doutrinárias em planejamento de Estado-Maior e no emprego de tropas de operações especiais, paraquedistas, aeromóveis e blindadas.
O ciclo de exercícios militares Arandu foi estabelecido na XIV Conferência Bilateral em 2020. Em 2022, ocorreu um Exercício de Simulação com o Sistema de Batalha Virtual na Argentina, com o objetivo de treinar os estados-maiores das tropas de ambos os países.
A Operação Arandu 2023 será realizada no Campo de Instrução General Ávalos, na Argentina, entre 31 de julho e 4 de agosto. Participarão 322 militares argentinos e 300 brasileiros, envolvendo diversas unidades do Exército, além do emprego de aeronaves e veículos blindados de ambos os países.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395