Major Alexander de Mello Lima, em visita à DGePM

A Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM) recebeu, em 21 de julho, o Major Esp Com Alexander de Mello Lima, do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma palestra sobre o relacionamento com a Base Industrial de Defesa (BID).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O palestrante apresentou o Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial, desenvolvido pelo IFI com o intuito de consolidar os dados das empresas aeroespaciais e mapear o desenvolvimento tecnológico na área de defesa. As empresas são estimuladas a se cadastrarem no IFI em virtude da redução da alíquota do ICMS para 4%, devido ao Convênio ICMS 75/91.

Atualmente, 1.200 empresas do setor aeroespacial usufruem desse incentivo fiscal. Os dados coletados são enviados para a divisão de mobilização do Estado-Maior da Aeronáutica. Além disso, quando autorizado, alguns dados são divulgados para empresas participantes de processos de aquisição, onde existe a obrigação de compensação (Offset), e em eventos no Brasil ou no exterior.

dwaehtrehtyukghgrf
Capitão de Fragata (EN) Josmar Carreiro Freitas, mediador do evento

Em decorrência de processos de obtenção como o Programa das Fragatas Classe Tamandaré, o Navio de Apoio Antártico e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), a DGePM observou um incremento substancial no relacionamento com empresas e associações da BID e considera que a identificação de sinergias e de lições aprendidas são essenciais para o aprimoramento desse relacionamento.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).