Foto: Almirante Magno, professores e alunos do PPGEM e integrantes da comitiva

No dia 21 de junho, a Escola de Guerra Naval (EGN) teve a honra de receber uma delegação acadêmica de alto nível do King’s College London (KCL). A comitiva londrina era composta pelos Professores Doutores Vinicius Mariano de Carvalho, Pauline Blistene, Claire Stevens e pela mestranda Charlote Bacaule. Esta importante visita surge no contexto de um fortalecimento de parceria acadêmica entre as duas respeitadas instituições, tendo como objetivo principal a ampliação do compartilhamento de conhecimentos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ponte do conhecimento no meio marítimo

O foco do encontro entre estas duas potências do saber foi primordialmente voltado para o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da EGN. O PPGEM, um dos carros-chefes da instituição brasileira, recebeu destaque durante a visita, com a perspectiva de enriquecimento mútuo de informações e práticas entre docentes, discentes e pesquisadores ligados ao programa e aos visitantes do King’s College London.

Recepção aos acadêmicos do King’s College

A comitiva do King’s College London foi calorosamente recebida pelo Superintendente de Pós-Graduação, Contra-Almirante (RM1) Marcio Magno de Farias Franco e Silva, e pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Professor Doutor William S. Moreira. O evento foi registrado com uma foto do Almirante Magno, professores e alunos do PPGEM e integrantes da comitiva, simbolizando este marco de cooperação entre as instituições.

Fortalecimento da parceria acadêmica

Esta visita confirma o empenho das instituições em estabelecer uma sinergia no campo acadêmico, que certamente trará frutos tanto para a Escola de Guerra Naval quanto para o King’s College London. Esta parceria é uma vitória para o avanço dos Estudos Marítimos, em especial no Brasil, e uma demonstração da qualidade da pesquisa e do ensino que a EGN vem desenvolvendo ao longo dos anos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).