NHoF “Almirante Graça Aranha” atracado no Cais Turístico do Porto de Montevidéu

No dia 31 de agosto, em evento a bordo do Navio Hidroceanográfico Faroleiro (NHoF) “Almirante Graça Aranha”, atracado no Porto de Montevidéu, o Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Renato Garcia Arruda, recebeu o Embaixador do Brasil no Uruguai, Marcos Leal Raposo Lopes, com os representantes dos Serviços Hidrográficos da Argentina, Bolívia, Espanha Paraguai e Uruguai, entre outros convidados civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O congraçamento marcou a realização dos eventos anuais da Comissão Hidrográfica do Atlântico Sudoeste (CHAtSO) e da Aliança Regional para a Oceanografia no Atlântico Sudoeste Superior e Tropical (OCEATLAN), além do III Seminário de Conscientização Hidrográfica, uma iniciativa da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) que abriu a semana de atividades, em 29 de agosto, e abordou a importância da hidrografia para a segurança da navegação.

A 16ª reunião da CHAtSO ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto e abordou a coordenação das atividades hidrográficas e a produção cartográfica dos países membros, bem como a cooperação e a capacitação técnica nas atividades relacionadas à hidrografia, cartografia e informações de segurança marítima. A 18ª reunião da OCEATLAN aconteceu nos dias 1º e 2 de setembro, quando foram apresentados os trabalhos das comitivas participantes, revisadas as recomendações da última reunião e discutidas as perspectivas para a Aliança Regional.

embaixador do brasil no uruguai acompanhado do diretor de hidrografia
Embaixador do Brasil no Uruguai, acompanhado do Diretor de Hidrografia e Navegação e do Comandante do NHoF “Almirante Graça Aranha”
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).