O Rebocador de Alto Mar (RbAM) “Tritão”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul (ComGptPatNavS), se fez ao mar, no dia 15 de fevereiro, para realizar a Comissão Adestrex. Foram conduzidos diversos adestramentos a bordo, tais como: Controle de Avarias (CAv), Vigilância, Navegação em baixa visibilidade, Guarnecimento em Postos de combate, entre outros.

Durante os exercícios, foi acionado o Grupo de Visita e Inspeção (GVI) com a finalidade de interrogar e realizar um contato simulado, testando assim o grau de adestramento dos militares.

Debriefing e recomendacoes gerais de Seguranca realizadas pelo Comandante do ComGptPatNavS CF Ricardo Nogueira acompanhado do Comandante interino do RbAM Tritao CT Steiner

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comissão Adestrex demonstrou o alto nível de aprestamento do meio, bem como um elevado grau de motivação de sua tripulação que, sob o Comando Interino do Capitão-Tenente Murilo Rodrigues Steiner, encontra-se pronta para cumprir as tarefas atribuídas e, assim, continuar operando e realizando sua nobre missão na área do Comando do 5º Distrito Naval. “Viking dos Mares”: Missão cumprida! Todas serão!

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).