Brasília (DF) – Nesta sexta-feira, dia 10, uma solenidade realizada no Quartel-General do Exército comemorou os 20 anos da Rádio Verde-Oliva Brasília. O Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar De Oliveira considera a Rádio um caso de sucesso. “Sempre foi um anseio de todos nós militares termos um veículo de comunicação para poder transmitir nossas ideias; para poder transmitir nossas atividades e aproximar, cada vez mais, o Exército da população brasileira. Então, esse caso de sucesso que a gente fala é porque a Rádio deu certo não somente aqui em Brasília, ela expandiu-se com êxito onde chega”, considerou o General Theophilo.

Na oportunidade, foi executado pela Banda de Música do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília o jingle “Braço Forte”, criado pela equipe da Rádio. Um dos pioneiros é o Coronel veterano Roberto Itamar Plum, autor do livro Rádio Verde-Oliva no Ar: a primeira emissora de rádio das Forças Armadas brasileiras. “Fico muito feliz em ver um projeto que venceu. Quando nós trabalhávamos no início lá em 2001/2002 foi o momento mais crítico, realmente, houve momentos em que nós não acreditamos muito que pudesse ter o sucesso que acabou acontecendo. Hoje, a nossa Rádio Verde Oliva está completando 20 anos e todo esse trabalho foi muito bem feito lá no início e pelas equipes que permaneceram e levaram à frente esse grande projeto”.

O Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, comemorou a oportunidade de acompanhar o crescimento não só da Rádio Verde-Oliva Brasília, mas de todo o Sistema Verde-Oliva de rádio. “A gente fica extremamente contente e impressionado com os 20 anos do pioneirismo e com os saltos dessa ideia genial de criar uma rádio aqui em Brasília. Essa rádio gerou um sistema nacional que já está funcionando muito bem. São rádios vencedores nos segmentos em que atuam e dentro das cidades onde estão situadas. A novidade é que essa expansão segue e, ainda em agosto, estará funcionando a Rádio Verde-Oliva FM Resende. Muito em breve, estaremos em outros locais: Santa Maria (RS); Recife (PE); Belém (PA), Campo Grande (MS) e Taubaté (SP),” enumerou o general.

Um dos participantes da solenidade foi o ex-locutor da Rádio, jornalista Wellington Lopes, que viveu dois grandes momentos na Verde-Oliva. “É um orgulho muito grande, porque no primeiro dia da rádio, na primeira transmissão, ainda em caráter experimental, eu estava presente e estou aqui 20 anos depois. Há 10 anos, eu fui para o jornalismo, mas sempre tive a minha audiência na rádio, que é uma rádio muito necessária, porque ela explora a música de qualidade e a informação precisa e factual. Ou seja, uma rádio que se atém aos fatos e dá ao cidadão a possibilidade de formar sua própria opinião”.

Duas instituições juntaram-se ao Exército desde o início da Rádio: a Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) e a Fundação Habitacional do Exército (FHE Poupex). A FUNCEB foi representada pelo seu vice-presidente, General de Divisão Veterano Expedito Alves de Lima, que explicou a relação da Rádio com a Fundação. “É um motivo de muito orgulho para nós, da Fundação Cultural Exército Brasileiro, vivenciar esse momento. A Rádio Verde-Oliva é a razão pela qual foi criada a Fundação Cultural, uma vez que ela foi criada, inicialmente, com o objetivo de viabilizar a obtenção da outorga para que o Exército pudesse ter a sua rádio. Isso resultou na primeira rádio que surgiu nas Forças Armadas”.

Já o General de Divisão Veterano Gerson Forini, vice-presidente da FHE Poupex, ressaltou a relação de mão dupla com a Rádio. “É motivo de grande satisfação e, também, é uma obrigação dentro da nossa Instituição, uma vez que está no nosso estatuto como um dos nossos objetivos, apoiar as atividades culturais, especificamente as do Exército. Então, na realidade, não só a Poupex apoia a Rádio Verde-Oliva, como também se beneficia do trabalho da Rádio, porque ela é a maior divulgadora dos nossos produtos para o nosso público principal, que são os militares e seus beneficiários”.

Programação especial

As comemorações do aniversário da Rádio Verde-Oliva FM Brasília seguem durante todo este mês e têm transmissão especial no domingo, 12 de junho, data em que ela entrou no ar em 2002. Na sexta-feira, 10 de junho, como parte da celebração de 20 anos, a programação musical da Rádio Verde-Oliva contou com sucessos de Michael Jackson, Engenheiros do Hawaii, Pharrel Williams e, às oito da manhã, como sempre ocorre desde sua inauguração, com o Hino Nacional Brasileiro.

Ouça a Rádio Verde-Oliva online aqui.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército



Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui