Almirante Olsen e Almirante Jayme (mediador do Programa) durante a apresentação do Programa

O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, foi o entrevistado do Programa “Personalidades em Foco”, no dia 20 de maio. A edição, transmitida ao vivo pelo canal no YouTube, foi gravada nas dependências do Estaleiro de Construção, localizado no Complexo Naval de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, abordando o tema “Programa de Submarinos” (PROSUB).

O grupo idealizador do “Personalidades em Foco” tem a missão de promover a discussão de temas relevantes, por meio de debates e entrevistas com personalidades de notório saber e prestígio, de modo a fornecer elementos de reflexão para pessoas que possuam interesse na conjuntura nacional e internacional.

blank
Submarino “Riachuelo” desatraca para testes no mar duas horas
antes do início da transmissão do Programa

O propósito do PROSUB perpassa as expectativas de uma indústria que visa consolidar suas competências na construção de meios navais de elevada complexidade. O empreendimento incentiva e eleva o potencial estratégico de desenvolvimento científico e tecnológico do País, aperfeiçoando a qualificação técnica dos recursos humanos, gerando empregos e contribuindo para ampliar a capacidade operacional da Marinha na tarefa de proteger e preservar a Amazônia Azul.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui