Em celebração aos 30 anos da chegada da 16ª Brigada de Infantaria de Selva na cidade de Tefé, no coração do Amazonas, um evento comemorativo muito especial foi organizado. Idealizado para criar um elo entre a comunidade tefeense e o Exército Brasileiro, o projeto “Soldado por 1 Dia” proporcionou uma experiência inesquecível para um grupo de crianças locais, objetivando despertar nelas o respeito e o interesse pelas atividades militares.

Primeiros passos na vida militar

As crianças, cheias de ansiedade e curiosidade, foram recebidas no 34º Pelotão de Polícia do Exército (34º Pel PE) pelo Comandante do pelotão, o Primeiro-Tenente Marques. O dia começou com instruções básicas de Ordem Unida, durante as quais as crianças aprenderam a marchar em sincronia. Através dessa experiência, elas puderam desenvolver uma noção de trabalho em equipe e responsabilidade individual.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Aprendizado e aventura

Em seguida, os pequenos soldados receberam instruções sobre Camuflagem, habilidade essencial para qualquer militar atuando em ambientes de selva. No entanto, a parte mais emocionante do dia veio com a realização de uma pista de obstáculos projetada especialmente para eles. Enfrentando desafios que demandavam agilidade, força e determinação, as crianças tiveram suas habilidades físicas e mentais testadas.

Comunicação e confraternização

Além da pista de obstáculos, elas também foram introduzidas à “pista do mensageiro”. Nessa atividade, aprenderam sobre a importância da comunicação eficiente em operações militares. O dia especial foi encerrado com um lanche de confraternização, fortalecendo ainda mais os laços criados durante as atividades e marcando na memória de todos uma experiência singular de aprendizado e camaradagem.

article?img id=16623391&t=1690206852178
article?img id=16623450&t=1690206852899
article?img id=16623451&t=1690206853616
article?img id=16623452&t=1690206854439
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).