A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), em sua contínua missão de servir à população, realizou uma ação especial no município de Indiaroba/SE. No dia 25 de julho, na Colônia de Pescadores Z-11, cerca de 80 pescadores e aquaviários foram beneficiados com diversos atendimentos. Esta iniciativa faz parte do projeto “GAP Itinerante”, que tem como principal objetivo levar os serviços da Capitania a áreas mais distantes da capital, Aracaju.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Facilitando a Vida dos Profissionais do Mar

Muitos residentes em regiões afastadas enfrentam desafios para acessar serviços essenciais relacionados à navegação. Seja para quem possui embarcações, como barcos e lanchas, ou para aqueles que trabalham no mar, como aquaviários e amadores, ter um ponto de atendimento próximo é fundamental. O “GAP Itinerante” surge como uma solução, facilitando o acesso da população a procedimentos administrativos essenciais para sua atividade profissional.

Diversidade de Serviços Oferecidos

Durante a ação em Indiaroba, a Capitania disponibilizou uma série de serviços fundamentais para os profissionais do mar. Entre eles, estavam a inscrição, registro, renovação da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e da carteira de arrais amador. Além disso, foi possível solicitar a emissão de 2ª via para amadores. Estes serviços são cruciais para garantir que os profissionais possam exercer suas atividades de forma regularizada e segura.

O projeto “GAP Itinerante” é uma demonstração clara do compromisso da Capitania dos Portos de Sergipe em estar próxima da população, especialmente daqueles que dependem do mar para seu sustento. Ações como essa reforçam a importância de uma gestão pública atenta às necessidades de todos, independentemente de onde residam.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).