Projeto contempla retrofit do Complexo Naval da Ponta da Armação

A Base de Hidrografia da Marinha em Niterói, em parceria com a empresa Ambiopar Comércio de Equipamentos e Engenharia, teve seu projeto de eficiência energética aprovado, em primeiro lugar, na Chamada Pública de Projetos – CPP 001/2020 da Enel Distribuição Rio de Janeiro, concessionária do serviço público de energia elétrica. O resultado foi divulgado no dia 30 de abril.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A iniciativa contempla o retrofit dos sistemas de climatização e de iluminação de parte do Complexo Naval da Ponta da Armação, onde se localizam a Diretoria de Hidrografia e Navegação e as cinco organizações militares a ela subordinadas, em Niterói (RJ). Com a execução do projeto, orçado em R$ 800 mil e integralmente custeado pela Enel, estima-se uma redução de até 20% no consumo de energia elétrica.

De acordo com a Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, as empresas de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a aplicar, anualmente, o valor equivalente a 0,5% de sua receita líquida operacional no desenvolvimento de programas para o incremento da eficiência energética no uso final de energia elétrica, por meio de projetos executados em instalações de consumidores.

A participação em Chamadas Públicas está prevista no Programa Energia Naval, no pilar Eficiência Energética, como o conjunto de medidas que reduzem a quantidade de energia utilizada, atuando diretamente sobre o consumo final dos serviços como iluminação, condicionamento ambiental e outros.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).