Projeto de eficiência energética da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói (RJ) fica em 1º lugar em Chamada Pública

blank
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Base de Hidrografia da Marinha em Niterói, em parceria com a empresa Ambiopar Comércio de Equipamentos e Engenharia, teve seu projeto de eficiência energética aprovado, em primeiro lugar, na Chamada Pública de Projetos – CPP 001/2020 da Enel Distribuição Rio de Janeiro, concessionária do serviço público de energia elétrica. O resultado foi divulgado no dia 30 de abril.

A iniciativa contempla o retrofit dos sistemas de climatização e de iluminação de parte do Complexo Naval da Ponta da Armação, onde se localizam a Diretoria de Hidrografia e Navegação e as cinco organizações militares a ela subordinadas, em Niterói (RJ). Com a execução do projeto, orçado em R$ 800 mil e integralmente custeado pela Enel, estima-se uma redução de até 20% no consumo de energia elétrica.

De acordo com a Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, as empresas de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a aplicar, anualmente, o valor equivalente a 0,5% de sua receita líquida operacional no desenvolvimento de programas para o incremento da eficiência energética no uso final de energia elétrica, por meio de projetos executados em instalações de consumidores.

A participação em Chamadas Públicas está prevista no Programa Energia Naval, no pilar Eficiência Energética, como o conjunto de medidas que reduzem a quantidade de energia utilizada, atuando diretamente sobre o consumo final dos serviços como iluminação, condicionamento ambiental e outros.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas