Projeto “Ah, se eu fosse Marinheiro” inspira jovens em Cáceres

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O projeto “Ah, se eu fosse Marinheiro”, realizado pela Agência Fluvial de Cáceres no dia 27 de novembro, proporcionou a 57 jovens da Guarda Mirim uma imersão nas atividades da Marinha do Brasil. Desde palestras até oficinas práticas e uma navegação a bordo da Escola Flutuante “Piquiri”, a experiência buscou inspirar novas gerações com a disciplina e a rotina naval.

Oficinas práticas e vivências

A programação começou com uma palestra sobre as formas de ingresso na Marinha do Brasil e as diversas atividades realizadas pela Força. Em seguida, os jovens participaram de oficinas práticas que exploraram habilidades essenciais na rotina naval, como nós e voltas, mecânica básica e combate a incêndios.

Essas oficinas permitiram que os participantes aplicassem os conceitos apresentados, experimentando na prática a disciplina e os conhecimentos necessários à atuação em um ambiente militar e náutico.

Navegação: o momento mais esperado

O ponto alto do projeto foi a oficina “Jovem Inspetor”. Os participantes tiveram uma introdução teórica sobre as funções de um Inspetor Naval e, em seguida, embarcaram na Agência Escola Flutuante “Piquiri” para uma experiência de navegação prática.

Durante a atividade, os jovens realizaram simulações de inspeções a bordo, sob a supervisão da equipe da Agência Fluvial de Cáceres. “Foi o momento mais aguardado por eles”, destacou o Capitão-Tenente (AA) Magno Luis de Moura, Agente Fluvial de Cáceres. A experiência proporcionou aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina de navegação e aplicar os conhecimentos aprendidos ao longo do dia.

Inspiração e valores para o futuro

O projeto “Ah, se eu fosse Marinheiro” buscou não apenas apresentar a rotina naval, mas também inspirar os jovens participantes a refletirem sobre a importância da disciplina, do trabalho em equipe e da dedicação. A iniciativa reforça o compromisso da Marinha do Brasil em promover ações sociais que aproximem a sociedade de sua missão, ao mesmo tempo em que semeia valores fundamentais entre as novas gerações.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui