O Programa, iniciado em 2017, tem como objetivo promover a renovação da Esquadra brasileira com a construção de quatro navios modernos e tecnologicamente avançados no Brasil, contribuindo para o controle de áreas marítimas de interesse e o apoio à Política Externa do país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Escolha da SPE Águas Azuis em 2019

Em 27 de março de 2019, a SPE Águas Azuis foi anunciada como a melhor oferta para o Programa. A empresa é formada pela thyssenkrupp Marine Systems, Atech e Embraer Defesa e Segurança.

Assinatura de contratos em 2020

Em 5 de março de 2020, a Empresa Gerencial de Projetos Navais e a SPE Águas Azuis assinaram os contratos para a construção da Classe “Tamandaré”, incluindo o contrato principal para aquisição de quatro fragatas e o contrato coligado, que trata do Acordo de Compensação.

Acordo de Compensação e transferência de tecnologia

O Acordo de Compensação tem como objetivo a transferência de conhecimento e tecnologia referentes ao Sistema de Gerenciamento de Combate e ao Sistema Integrado de Gerenciamento da Plataforma, além de cursos de operação e manutenção das futuras Fragatas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).