Militares da EAMES durante a visita à Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Professor Darcy Ribeiro

No dia 3 de julho, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) realizou uma visita à Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Professor Darcy Ribeiro, localizada em Morada da Barra, região metropolitana de Vila Velha. O objetivo era mais do que apenas estabelecer um vínculo entre a coordenação da escola e o núcleo do PROFESP-EAMES, era também uma oportunidade de mostrar aos alunos e professores as atividades desenvolvidas pela EAMES no Dia da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Música e celebração com a Banda da EAMES

Em um dia que promovia a integração e a celebração, uma atração especial tomou conta do evento: a Banda de música da EAMES. Composta pelos Aprendizes da Turma PAPA-2023, a Banda de música da EAMES animou o ambiente com canções que expressavam a rica cultura naval. O som dos instrumentos e a harmonia das melodias mostraram aos estudantes uma face diferente, e ainda pouco conhecida, das atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil.

Programa Forças no Esporte (PROFESP) em Vila Velha

A UMEF Professor Darcy Ribeiro tem um papel significativo na rede pública de ensino do município de Vila Velha, sendo uma das 12 instituições credenciadas no Programa Forças no Esporte (PROFESP). Este programa, uma parceria entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Cidadania, tem como objetivo promover a prática esportiva, a inclusão social e a formação integral de crianças e adolescentes. Ao integrar a EAMES nesse contexto, a parceria reafirma o compromisso com a educação e com o desenvolvimento de jovens capixabas.

A importância da parceria entre a Marinha e a educação

Esse intercâmbio entre a Marinha e a educação exemplifica como a cooperação pode promover a conscientização sobre a importância das Forças Armadas e seu papel na sociedade, além de enriquecer a experiência educacional dos estudantes. Essas iniciativas abrem portas para futuras parcerias e para o crescimento conjunto da educação e das Forças Armadas, reforçando o papel crucial de ambos na construção de um futuro promissor para o Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).