O Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) comemorou em 16 de novembro de 2023, sete anos desde sua criação. Este programa tem como objetivo principal reforçar as ações de prevenção, controle, fiscalização e repressão aos delitos transfronteiriços, preservando a integridade das competências legais e os planejamentos estratégicos dos órgãos participantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Realizações e Avanços do Programa

Desde sua instauração, o PPIF tem alcançado marcos importantes, incluindo:

  • Elaboração da Política Nacional de Fronteiras (PNFron);
  • Expansão de 8 para 18 órgãos federais participantes;
  • Criação de 13 Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras;
  • Aprimoramento da Operação ÁGATA, conduzida pelo Ministério da Defesa;
  • Iniciativa da Operação Hórus, sob a égide do Ministério da Justiça;
  • Fomento a operações integradas;
  • Estabelecimento de Operações Espelhadas com países vizinhos;
  • Desenvolvimento de um curso de coordenação interagências;
  • Realização de acordos de cooperação e fóruns anuais sobre proteção de fronteiras;
  • Contribuição para a capacitação de mais de 3 mil pessoas e a realização de 9 seminários/fóruns.

Composição Atual do PPIF

d2d050eb dd05 4641 a2dc f6b686bc9421

O PPIF atualmente inclui 8 ministérios e 18 agências, com a adesão de novas instituições como CONPORTOS, DIOPI, SENAD, SENAPPEN, CDIF, além de órgãos das Forças Armadas e o Ministério Público Federal.

História e Importância do PPIF

Criado pelo Decreto 8.903 em 2016, o PPIF enfatiza a necessidade de um trabalho integrado entre os governos federal, estadual e municipal para proteger as fronteiras nacionais. O Programa representa uma resposta estratégica e coordenada do Brasil aos desafios dos delitos transfronteiriços, que têm impactos significativos na sociedade e nas diversas dimensões do poder nacional.

Um Compromisso Renovado com a Segurança de Fronteiras

0e115f2f b3a4 45bd 8fc6 4c7560d1380e

O aniversário de 7 anos do PPIF simboliza o compromisso contínuo do Brasil em proteger suas fronteiras e combater crimes transfronteiriços. O programa se estabeleceu como uma iniciativa crucial, integrando esforços de diferentes órgãos e entidades para garantir a segurança e soberania nacional.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).