PROFESP atende 152 crianças e adolescentes de Ladário e Corumbá

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) encerrou suas atividades do primeiro semestre de 2023 com uma celebração repleta de atividades recreativas e esportivas, ocorrida no dia 13 de julho. Em Ladário-MS, desde o dia 6 de março, o PROFESP atendeu um total de 152 crianças e adolescentes, sendo 67 meninas e 85 meninos, buscando contribuir para a formação e o desenvolvimento integral desses jovens.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Preparação e Desenvolvimento Físico

Nos primeiros momentos do programa, a equipe de instrutores focou em desenvolver a coordenação motora dos participantes. Este trabalho inicial é fundamental para garantir um melhor aproveitamento nas atividades esportivas, que incluem natação, voleibol, corrida e futebol. Mas a atuação do PROFESP não se restringe apenas ao campo esportivo, pois entende que a educação é um pilar fundamental na formação dos jovens.

Reforço Escolar e Formação Cívica

imagem 2023 07 31 062119290
Instrutores e beneficiados pelo Programa

Ao longo do semestre, os jovens também receberam reforço escolar, principalmente nas disciplinas de Português e Matemática. Em abril, foram iniciados os ensaios com a Banda de Música do Com6ºDN, com aulas de Hinos e Canções. Esta ação oferece a oportunidade para os beneficiados participarem de eventos cívico-militares e desfiles, ampliando sua formação e experiência.

Valores e Liderança

No mês de maio, foram realizadas palestras do Programa Liderar, com apresentação dos atributos da Rosa das Virtudes. Estas atividades visam enfatizar valores como cooperação, iniciativa, abnegação e lealdade, contribuindo para a formação de jovens conscientes de seu papel na sociedade e com habilidades de liderança.

O PROFESP é mais do que um programa de atividades esportivas. É uma iniciativa que promove a formação integral de jovens, preparando-os para um futuro mais promissor e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).