Alegrete (RS) – Dia histórico para o Regimento: no dia 22 de junho, o 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB) realizou o primeiro tiro noturno real da viatura blindada de combate carro de combate (VBC CC) Leopard 1A5 BR. A atividade se desenvolveu no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã), no município de Rosário do Sul/RS, entre os dias 20 e 24. Desde a chegada da viaturas blindadas de combate carros de combate nos Regimentos de Cavalaria Blindados do Exército Brasileiro, não havia sido realizado o tiro noturno utilizando os instrumentos ópticos de visão termal que esta VBC CC possui.

O Projeto Leopard foi iniciado no Exército Brasileiro com a aquisição das viaturas Leopard 1A1. O Leopard atualmente utiliza seu sistema de controle de tiro EMES-18 com telêmetro laser e visão termal para o combate noturno durante este exercício. Esse sistema foi a grande evolução da frota de Leopard 1A5 que chegou ao Brasil em 2009.

Por ocasião desse exercício de tiro, o 2° Pelotão de Carros de Combate, do 2° Esquadrão de Carros de Combate, do 6º RCB concluiu a sua fase de adestramento, após realizar sua certificação operacional no Centro de Instrução de Blindados, realizando o tiro com desenfiamento, tiro em movimento durante um ataque coordenado, explorando o sistema de estabilização do canhão, e, por fim, realizando o esperado tiro noturno utilizando o dispositivo de imagem termal.

Fonte: 6º Regimento de Cavalaria Blindado

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui