PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alcançou um marco na última segunda-feira (27) ao realizar a maior apreensão única de cocaína em sua história. Foram encontrados 1,86 toneladas da droga dentro de um caminhão-tanque em Sidrolândia (MS), resultando na prisão do motorista, um homem de 44 anos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em depoimento, o condutor confessou ter sido contratado por R$ 20.000,00 para transportar a cocaína do município de Jardim/MS até Campo Grande/MS, além de receber o veículo como parte do pagamento. Ele afirmou ainda que entregaria a droga para um indivíduo desconhecido em um posto de combustível na capital.

A descoberta da cocaína no caminhão foi possível graças à habilidade dos cães farejadores K9 Thor e K9 Amélia, treinados para detectar drogas ilícitas. A PRF estima que a apreensão tenha causado um prejuízo de cerca de 354 milhões de reais ao crime organizado.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).