O submarino Humaitá (S41), desenvolvido dentro do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), da Marinha Foto: Divulgação/Marinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará, na próxima quinta-feira (23), as instalações do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos) em Itaguaí, litoral sul do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é acompanhar o estágio de desenvolvimento do projeto, que foi criado em 2008 após acordo de transferência tecnológica com a França. A visita ocorre após uma reunião entre Lula, o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha do Brasil, e demais representantes do alto comando da força naval, realizada em Brasília.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Incentivo ao turismo e visitação pública

Os setores ligados ao turismo em Itaguaí esperam que a Marinha anuncie um projeto que incentive a visitação pública às instalações do Prosub, similar ao que ocorre no Kennedy Space Center, na Flórida, onde turistas podem realizar um tour dentro das instalações de lançamentos de foguetes. A iniciativa tem como objetivo mostrar aos contribuintes e visitantes estrangeiros um pouco da história e dos investimentos tecnológicos dos EUA.

Avanços e desafios do Prosub

O Prosub já entregou o primeiro submarino convencional, o S40 Riachuelo, que entrou em operação em setembro passado. Além dele, outros três submarinos convencionais estão em diferentes estágios de construção ou testes: S41 Humaitá, S42 Tonelero e S43 Angostura. Entretanto, o Submarino de Propulsão Nuclear “Álvaro Alberto” enfrenta atrasos devido à crise econômica e política do país, principalmente após 2015.