No dia 6 de junho, a Escola de Guerra Naval (EGN) recebeu a visita do Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) Brasil em Portugal, Artur Alexandre Feio de Victoria Candeias.
Inicialmente, o Artur Candeias assistiu a uma apresentação institucional sobre a EGN, que abordou a estrutura e o funcionamento dos cursos de carreira, as atividades do Centro de Jogos de Guerra e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), destinado a militares e civis. Na sequência, conheceu as instalações do Centro de Jogos de Guerra, a Biblioteca e o Auditório Tamandaré.
A visita à EGN integrou a programação de eventos do presidente junto à Marinha do Brasil. A Soamar Brasil em Portugal, inaugurada em 2015, em Vila Nova de Gaia, tem como área de atuação a União Europeia e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e a finalidade de criar condições para difundir conceitos doutrinários e culturais, relacionados ao desenvolvimento e ao progresso do Brasil, sobretudo no que diz respeito a assuntos do mar e das vias navegáveis.
Fonte: MB
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).