No dia 9 de outubro de 2021, o Comando Militar do Leste (CML), por meio do Centro de Instrução Pára-quedista – General Penha Brasil, realizou a brevetação dos alunos do Curso de Precursor Paraquedista (C Prec Pqdt) 21/1.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os 17 alunos, sendo 14 militares do Exército, dois da Marinha do Brasil e um da Força Aérea Paraguaia, poderão ostentar o brevê com a tocha alada, símbolo que imortalizou os precursores aliados na 2ª Guerra Mundial.

O C Prec Pqdt, primeiro curso de especialização combatente do Exército, atualmente é ministrado em 24 semanas que são divididas em quatro fases: nivelamento técnico operacional, mestre de salto, lançamento de precursor e operações de precursores. Os alunos devem apresentar pré-requisitos como firme espírito de equipe, excelente condicionamento físico, além de preparo intelectual e psicológico, em toda a longa jornada de ensino.

O Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás, precursor paraquedista número 259, mais antigo especialista presente, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo, eterno instrutor do Centro de Instrução Pára-quedista – General Penha Brasil, e demais autoridades da ativa e veteranos, acompanharam a brevetação da tropa, o reconhecimento dos instrutores ofertado ao destaque do curso, 1º Tenente Dantas Caminha, além da tradicional passagem do colete Prec-Uno ao 3º Sargento Próspero, por obter a melhor nota na disciplina Lançamento Precursor.

Precede, Guia e Lidera!

Texto: 2º Tenente Ferrentini / Fotos: 2º Tenente Ferrentini e Soldado R. Menezes

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).