Na manhã de 24 de novembro, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) prestou uma homenagem ao Sr. Aribides Rodrigues Pereira, no seu 100 aniversário, que juntamente com seus familiares, recebeu no edifício onde reside, uma representação da 3ª DE composta pela Banda de Música e integrantes da Seção de Comunicação Social da “Divisão Encouraçada”.

O Pracinha, como são chamados os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), embarcou no ano de 1944 para a campanha na Itália, onde, com outros valorosos brasileiros, fez a “cobra fumar” durante a Segunda Guerra Mundial.

Conhecer um veterano de guerra é a oportunidade de conhecer a história contada por um personagem que ajudou a construí-la, e que depositou tão valioso sacrifício no altar da liberdade. Quando se trata de um que completa um século de vida, esse contato é ainda mais valioso para os brasileiros.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

article 28 2 article 29 2 article 30 2 article 31 2

Fotos: Sd MarquesFonte: 3ª DE

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).