Google News

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGEA) da UFPE fará a sua Primeira Defesa de Mestrado em Engenharia e Ciências Aeroespaciais do Programa em colaboração da Rede Nordeste Aeroespacial (RNA).

A RNA (UEMA-UFMA-UFPE-UFRN) é uma rede de cooperação – envolvendo instituições de ensino e pesquisa de excelência (e os dois centros de lançamento de foguetes na região Nordeste do Brasil – CLA e CLBI) em estudos aeroespaciais, sejam em engenharia e tecnologia, sejam em ciências espaciais ou ciências atmosféricas aplicadas, contando ainda com tópicos sobre geopolítica e regulação do uso do Espaço.

Para este momento tão especial, o PPGEA/UFPE tem a honra de receber em sua primeira banca de defesa de dissertação o Prof. Dr. Sergio de Traglia Amancio Filho, da Universidade Técnica de Graz. O Dr. Amancio é Professor Titular da Universidade Tecnológica de Graz (TU Graz / Áustria), Líder do Grupo de Materiais do Instituto de União, Conformação e Ciência de Materiais e Chefe Adjunto do Instituto de Ciência dos Materiais, União e Fabricação da TU Graz (IMAT – http://imat.tugraz.at) e recebeu do Ministério Austríaco para Ações do Clima, do Meio-Ambiente, Energia, Mobilidade e Tecnologia, a distinção da Cátedra de Aviação.

O discente Lucas Oliveira Siqueira apresentará defesa de dissertação de Mestrado intitulada “Brasagem de Aço Inoxidável Austenítico com Metais de Adição à Base de Prata para Aplicação em Sistemas Pressurizados de Aeronaves”, projeto financiado com bolsa de pós-graduação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Edital FACEPE 11/2019).

O trabalho foi desenvolvido no Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM-UFPE) sob a orientação do Prof. Tiago Felipe de Abreu Santos, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial, polo UFPE.

O trabalho trata da braseabilidade de tubulações de alta pressão para transporte de oxigênio em aeronaves pressurizadas utilizando metais de adição à base de Ag. Na composição da banca também teremos o Prof. Dr. Severino Leopoldino Urtiga Filho, Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica e Diretor do INTM/UFPE.

Local: por videoconferência, o link será divulgado em www.ppgea.br/ufpe, interessados podem solicitar o link no email [email protected]

Data: 23/08/2021 às 09 hs.