Desafio Anfíbio em homenagem ao aniversário do CFN foi realizado no POIT

O Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT) promoveu, em 7 de março, o “Desafio Anfíbio do POIT”, como uma homenagem pelo aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Destacamento do POIT é composto por militares da Marinha que apoiam o desenvolvimento de atividades de observações meteorológicas e maregráficas, bem como as diversas atividades técnicas coordenadas pelo Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (PROTRINDADE). Além disso, o Destacamento mantém a ilha permanentemente ocupada, garantindo sua posse e o direito do Brasil à respectiva Zona Econômica Exclusiva.

posto oceanografico da ilha da trinweb
Ilha da Trindade vista de cima

Inspirada no desembarque anfíbio em Caiena (Guiana), em 1809, considerado o batismo de fogo do CFN, foi realizada uma prova de natação à beira-mar, com condições de segurança, seguida de um desembarque e corrida nas areias das praias da ilha, cujo complexo relevo, de formação predominantemente vulcânica, ofereceu dificuldade adicional.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).