Na última quinta-feira (28), representantes da Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional (SADSN/GSI/PR) e da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS) visitaram o Porto do Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer a infraestrutura de segurança do porto, bem como sua integração entre os órgãos de segurança frente aos delitos transnacionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva foi composta pelo assessor militar Tenente-Coronel Vitor Hugo Tunala e pela assessora técnica Daiene Bittencourt Mendes Santos, ambos do Departamento da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional, acompanhados do coordenador da CESPORTOS-RJ, Renato Gonçalves Ferreira. O grupo foi recepcionado pelos superintendentes da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, e de Gabinete da Presidência da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Eduardo Duarte.

Visita as instalacoes

A visita incluiu as instalações do Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) do Porto do Rio de Janeiro, inaugurado em 2019. O moderno sistema de monitoramento, que conta com 205 câmeras, cancelas, catracas, rádios, radares, drones, sistemas de captura de imagem, reconhecimento facial e controle de acesso, atende às exigências do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) e contribui no combate às organizações criminosas.

Fonte: CDRJ

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).