Niterói (RJ) – No dia 27 de janeiro de 2023 a Policlínica Militar de Niterói (PoMN), organização militar subordinada à 1ª Região Militar (1ª RM), realizou a cerimônia de Passagem de Direção do Coronel Leopoldo Monteiro Villela Junior para a Tenente-Coronel Andréia Martinelli Sobreira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade foi iniciada no Gabinete do Diretor da Unidade com a tradicional inauguração do retrato. Militares, familiares e amigos testemunharam o descerramento da fotografia feita pelo Comandante da 1ª RM, General de Divisão Luiz Fernando Estorilho Baganha, e pela senhora Loyla, enfermeira da PoMN desde 1977. Ainda no Gabinete do Diretor, o praça mais antigo, Subtenente Ferreira, entregou ao Coronel Villela a insígnia de seu comando.

No Pátio de Formatura, dando continuidade ao evento, a tropa cantou o Hino Nacional, entoado pela Banda da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog). Em seguida, o Diretor sucedido, ao fazer uso da palavra, proferiu suas despedidas do serviço ativo do Exército e da direção da Unidade. Emocionado, evidenciou o sentimento de honra por ter comandando a Policlínica Militar de Niterói, unidade em que começou sua carreira ainda como Oficial Temporário, agradeceu seus superiores, pares e subordinados e concluiu suas palavras desejando muito sucesso à Tenente-Coronel Andréia, médica militar e pioneira na Direção da PoMN.

O Comandante da 1ª RM, proferiu a referência elogiosa, consignada ao Diretor sucedido, onde evidenciou os últimos oito anos de sua carreira, no qual esteve investido, de forma ininterrupta, do Comando de duas importantes Organizações Militares de saúde: o Hospital Militar de Resende (2014 – 2018), e a Policlínica Militar de Niterói (2018 – 2023). O General Baganha também destacou a capacidade de gestão administrativa e liderança do Coronel Vilella e, em especial, o implemento das medidas emergenciais de enfrentamento à pandemia do Covid-19.

Dentre as autoridades que prestigiaram o evento, estavam os Generais de Exército Veteranos Ney da Silva Oliveira e Carlos Alberto Pinto Silva.

Fonte: Comando Militar do Leste
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).