Belém (PA) – 160 oficiais alunos da Academia de Polícia Militar do Pará (PMPA) realizaram o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS), no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), entre os dias 11 e 14 de julho. O Estágio prepara o militar para a atuação no ambiente operacional amazônico, por meio do conhecimento e da vivência, e foi parte do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar Estado do Pará. O treinamento fortalece a parceria entre o Exército e as Forças Auxiliares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o Estágio, foram ministradas instruções de armadilhas de caça e pesca, abrigos improvisados, montagem da rede de selva, obtenção de alimentos de origem vegetal e animal, obtenção de água e fogo, transposição de curso d’água, orientação noturna e diurna, tudo com a finalidade de habilitar os futuros oficiais da PMPA no cumprimento de missões em ambiente operacional de selva.

Ao final do estágio, no dia 14 de julho, foi realizada uma formatura de conclusão do Estágio de Adaptação à Vida na Selva, presidida pelo Comandante do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, o Coronel Hiarlley Gonçalves Cruz Landim, acompanhado pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, o Coronel José Dilson de Sousa Junior, pelo Chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar do Pará, o Coronel Marcelo Ronald Botelho de Sousa, pelo Chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura, o Senhor Coronel Albernando Monteiro da Silva e pelo Comandante da Academia Militar de Polícia, o Senhor Coronel Francisco Celso de Lima Machado.

A cerimônia de encerramento contou com a participação conjunta das bandas do 2ºBIS e da Polícia Militar, culminando com a entrega de certificados de conclusão do referido Estágio.

Fonte: 2º Batalhão de Infantaria de Selva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).