No período de 22 a 26 de março, a IMO realizará a 8a Sessão do Subcomitê PPR, um ciclo de discussões de extrema relevância para a navegação marítima mundial. Na ocasião, serão tratados temas como a avaliação dos riscos no transporte de produtos químicos; o controle da bioincrustação para minimizar a transferência de espécies invasoras; o impacto das emissões de carbono negro e a proibição do uso e transporte de óleo combustível pesado no Ártico; o desempenho das estações de tratamento de esgoto; e as medidas para lidar com o lixo plástico proveniente dos navios.

Devido à pandemia de COVID-19, a Sessão do PPR deste ano ocorrerá por videoconferência. A jornada se reveste de especial importância para o Brasil, visto que será presidida pelo Dr. Flavio da Costa Fernandes, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), que foi eleito, por unanimidade, para ocupar, pela segunda vez consecutiva, o cargo de presidente do Subcomitê PPR.

A IMO possui 174 Estados Membros e são esperados mais de 300 participantes na Sessão.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui