Uma das três enormes plataformas de aço usadas pela NASA para lançar as missões Apollo e o antigo ônibus espacial americano está sendo demolida. E o motivo é bastante simples, segundo o site da collectSPACE: a falta de espaço no Kennedy Space Center, na Flórida.
Também conhecida como Mobile Launch Platform-2 (MLP-2), a plataforma foi o ponto de partida para dezenas de missões espaciais entre os anos de 1968 e 2011. Dentre elas, vale destacar o lançamento da Apollo 14, em 31 de janeiro de 1971 , levando os astronautas Alan Shepard, Stuart Roosa e Edgard Mitchell à superfície da lua.
Outro voo notável que partiu dele foi a missão STS-51-L, em 28 de janeiro de 1986. Levando um satélite e equipamentos para realizar experimentos em órbita, o ônibus espacial Challenger acabou explodindo no ar poucos segundos após o lançamento, matando os sete membros da tripulação a bordo do navio.
Em entrevista, Scott Tenhoff, gerente do projeto MLP-2, disse que a demolição da antiga plataforma tem a ver com a construção de um novo modelo de estrutura, já alinhado com as necessidades das futuras missões da NASA. “Para construir o Mobile Launcher 2 (nova versão), algo tinha que acabar”.
Partes da estrutura podem ser preservadas
Fonte: www.somagnews.com
Assine nossa Newsletter
Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!
Parabéns Força Aérea Brasileira - 80 Anos em prol da Nação
Ação interministerial inicia a vacinação dos Indígenas da Aldeia Umariuaçu, em Tabatinga, AM
Ministério da Saúde inicia distribuição da vacina contra Covid-19
PRF auxilia na escolta das Vacinas
Homenagem da PRF ao falecimento do irmão de farda Louback
Marinha transporta idosa debilitada em helicóptero para atendimento médico em Corumbá
Dom Orani João Tempesta leva a imagem de São Sebastião aos Fuzileiros Navais
PF investiu R$ 58 milhões em equipamentos para enfrentar os crimes violentos e às facções criminosas