Plataforma de lançamento da missão Apollo é destruída!

blank

Uma das três enormes plataformas de aço usadas pela NASA para lançar as missões Apollo e o antigo ônibus espacial americano está sendo demolida. E o motivo é bastante simples, segundo o site da collectSPACE: a falta de espaço no Kennedy Space Center, na Flórida.

Também conhecida como Mobile Launch Platform-2 (MLP-2), a plataforma foi o ponto de partida para dezenas de missões espaciais entre os anos de 1968 e 2011. Dentre elas, vale destacar o lançamento da Apollo 14, em 31 de janeiro de 1971 , levando os astronautas Alan Shepard, Stuart Roosa e Edgard Mitchell à superfície da lua.

Outro voo notável que partiu dele foi a missão STS-51-L, em 28 de janeiro de 1986. Levando um satélite e equipamentos para realizar experimentos em órbita, o ônibus espacial Challenger acabou explodindo no ar poucos segundos após o lançamento, matando os sete membros da tripulação a bordo do navio.

Em entrevista, Scott Tenhoff, gerente do projeto MLP-2, disse que a demolição da antiga plataforma tem a ver com a construção de um novo modelo de estrutura, já alinhado com as necessidades das futuras missões da NASA. “Para construir o Mobile Launcher 2 (nova versão), algo tinha que acabar”.

Partes da estrutura podem ser preservadas

A estrutura, que mede 8 metros de altura, 48 metros de comprimento e 41 metros de largura, está sendo demolida com escavadeiras equipadas com tesoura hidráulica. Segundo Tenhoff, seu tamanho será reduzido de cima para baixo e de fora para dentro, até que seja completamente destruída.
A demolição deve durar cerca de um mês, mas antes de ser encerrada é possível que algumas partes da estrutura sejam preservadas, devido ao seu valor histórico. A agência espacial americana ofereceu peças da plataforma para alguns museus, mas ainda não obteve respostas deles.

 

Fonte: www.somagnews.com

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui