Em 29 de abril, no Palácio dos Marqueses do Lavradio, ocorreram as III e IV sessões de comunicações temáticas, coordenadas pelo Coronel Carlos Alberto Borges da Fonseca, da Comissão Portuguesa de História Militar, sobre o bicentenário de nossa Independência do Brasil. Na III sessão foram apresentados e debatidos os seguintes assuntos: “Maria Quitéria, a Soldado Medeiros: Pioneirismo, protagonismo e patriotismo nas lutas pela Independência do Brasil”, pela Tenente-Coronel Maristela da Silva Ferreira, do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx); “Da Independência do Brasil à Emergência do III Império Português”, pelo Tenente-Coronel Abílio Lousada, investigador em História Militar, Exército de Portugal. Na IV sessão, foram apresentados os assuntos: “Os processos de independência das colônias ibéricas nas Américas sob a perspectiva da História Comparada e do poder militar”, pelo Coronel Carlos Daróz (CEPHiMEx); e “Forças militares no Brasil colônia em tempos de fragmentação política”, pelo professor doutor Miguel Dantas da Cruz, do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Finalizando as atividades do dia, o Major-General Aníbal Alves Flambó, Diretor de Cultura e História Militar do Exército Português, e o General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, proferiram palavras de encerramento das sessões de auditório.

Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).