Edição nº 6 do Informativo RADAR de Impactos Futuros sobre Segurança Internacional e Defesa traz como destaque o programa de incentivo à cabotagem do governo federal, BR do Mar. Abordamos também os planos dos Estados Unidos para uma “Marinha do Futuro”, além de questões ralcionadas às reservas marinhas de minerais críticos num contexto de escassez, à fusão nuclear e ao uso dessa tecnologia na propulsão de navios comerciais. Outros temas levantados se referem às novas alternativas de estudos futuros na área da educação e ao emprego de metodologias alternativas para evitar viés cognitivo. Nesta edição, também falamos como a pandemia favoreceu o uso intenso do QR Code e revelou fragilidades desse código de barramento bidimensional. Outros assuntos são: a proeminência do 5G para as redes elétricas inteligentes baseadas no ecossistema de Internet das Coisas (IoT) e a incorporação de variáveis climáticas na estratégia Federal de Desenvolvimento do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Boa leitura!

Prof. Dr. Thauan Santos
Coordenador

Acesse aqui 👉 https://www.projetoradar.com.br/informativo-radar/

Se cadastre na Newsletter do Informativo RADAR para ser notificado de próxima edição 👉 https://www.projetoradar.com.br/assine-o-radar/

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).