O último dia de provas do Campeonato do Exército de Hipismo, realizado no dia 3 de outubro de 2021, no Parque Equestre General Eloy Menezes, na Vila Militar, registrou um fato inédito: a 2⁰ Tenente Mariana, do Comando Militar do Planalto (CMP), tornou-se a primeira militar do segmento feminino a vencer o Campeonato de Salto do Exército. O feito também habilitou a amazona a representar o Exército no 22º Campeonato Mundial Militar de Hipismo, organizado pelo Conselho Internacional de Esportes Militares (CISM), que será realizado no mesmo local, entre os dias 12 e 17 de outubro.

O Campeonato do Exército foi realizado entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro e organizado pela Escola de Equitação do Exército (Es Eq Ex) e pela Comissão de Desportos do Exército (CDE). A atividade também ficou marcada pelo retorno do público às competições equestres no âmbito do Exército, embora ainda sendo tomadas todas as medidas protetivas contra a Covid-19, e pela camaradagem preconizada pelos cavaleiros e amazonas, oriundos dos seguintes Comandos Militares de Área do Exército: Comando Militar Do Sul (CMS), do Sudeste (CMSE), do Oeste (CMO), do Leste (CML), do CMP e também das Forças Auxiliares, que disputaram provas de Adestramento e de Concurso Completo de Equitação, bem como a competição de Salto.

O último dia de competições contou, também, com a prova dos Oficiais Generais, da ativa e veteranos, que foi vencida pelo Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), General de Brigada Pimentel, além da final de 1,20 metros de Salto vencida pela 2⁰ Tenente Mariana, que não teve faltas após o percurso de desempate.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a cerimônia de premiação, o Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército e Presidente da CDE, General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior, destacou a importância da presença dos familiares ao lado dos atletas durante todos dias e agradeceu aos realizadores do evento.


Clique aqui e assista o vídeo: Pela primeira vez Campeonato de Salto tem vitória feminina


Texto: 2º Ten Anderson Valim / Fotos: Sd R. Menezes

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).